siga esse novo blog - EU SOU LUZ

http://martinhamimaeusouluz.blogspot.com/

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

CÓDIGO DE ÉTICA DOS ÍNDIOS NORTE AMERICANOS




 
   
1. Levante com o Sol para orar. Ore sozinho. Ore com freqüência. O Grande
Espírito o escutará, se você ao menos, falar.

2. Seja tolerante com aqueles que estão perdidos no caminho. A ignorância, o
convencimento, a raiva, o ciúme e a avareza, originam-se de uma alma perdida
Ore para que eles encontrem o caminho do Grande Espírito.

3. Procure conhecer-se, por si mesmo. Não permita que outros façam seu
caminho por você. É sua estrada, e somente sua. Outros podem andar ao seu
lado, mas ninguém pode andar por você.

4. Trate os convidados em seu lar com muita consideração. Sirva-os o melhor
alimento, a melhor cama e trate-os com respeito e honra.

5. Não tome o que não é seu. Seja de uma pessoa, da comunidade, da natureza,
ou da cultura. Se não lhe foi dado, não é seu.

6. Respeite todas as coisas que foram colocadas sobre a Terra. Sejam elas
pessoas, plantas ou animais.

7. Respeite os pensamentos, desejos e palavras das pessoas. Nunca interrompa
os outros nem ridicularize, nem rudemente os imite. Permita a cada pessoa o
direito da expressão pessoal.
8. Nunca fale dos outros de uma maneira má. A energia negativa que você
colocar para fora no universo, voltará multiplicada a você.

9. Todas as pessoas cometem erros. E todos os erros podem ser perdoados.

10. Pensamentos maus causam doenças da mente, do corpo e do espírito.
Pratique o otimismo.

11. A natureza não é para nós, ela é uma parte de nós. Toda a natureza faz
parte da nossa família Terrenal.

12. As crianças são as sementes do nosso futuro. Plante amor nos seus
corações e ágüe com sabedoria e lições da vida. Quando forem crescidos,
dê-lhes espaço para que cresçam.

13. Evite machucar os corações das pessoas. O veneno da dor causada a outros
retornará a você.

14. Seja sincero e verdadeiro em todas as situações. A honestidade é o
grande teste para a nossa herança do universo.

15. Mantenha-se equilibrado. Seu corpo Espiritual, seu corpo Mental, seu
corpo Emocional, e seu corpo Físico; todos necessitam ser fortes, puros e
saudáveis. Trabalhe o seu corpo Físico para fortalecer o seu corpo Mental.
Enriqueça o seu corpo Espiritual para curar o seu corpo Emocional.

16. Tome decisões conscientes de como você será e como reagirá. Seja
responsável por suas próprias ações.

17. Respeite a privacidade e o espaço pessoal dos outros. Não toque as
propriedades pessoais de outras pessoas, especialmente objetos religiosos e
sagrados. Isto é proibido.

18. Comece sendo verdadeiro consigo mesmo. Se você não puder nutrir e ajudar
a si mesmo, você não poderá nutrir e ajudar os outros.

19. Respeite outras crenças religiosas. Não force suas crenças sobre os
outros.

20. Compartilhe sua boa fortuna com os outros. Participe com caridade. 


Por Tamaris Fontanella 
CONSELHO INDÍGENA INTER-TRIBAL NORTE AMERICANO
Deste conselho participam as tribos : Cherokee Blackfoot, Cherokee, Lumbee
Tribe, Comanche, Mohawk, Willow Cree, Plains Cree, Tuscarora, Sicangu Lakota
Sioux, Crow (Montana), Northern Cheyenne (Montana).




 
Oração Indígena
Índio Americano
 O reconhecimento não tem fronteiras
Saudação do índio norte-americano 

      Ó Grande Espírito, cuja voz ouço nos ventos, cujo sopro anima o mundo, ouça-me.
      Sou pequeno e fraco, preciso de sua força e sabedoria.
      Permita que eu caminhe na Beleza, e faça que meus olhos contemplem para sempre o vermelho e a púrpura do sol poente. 
      Faça com que minhas mãos respeitem todas as coisas que o Senhor criou. 
      Faça meus ouvidos aguçados para que eu ouça a sua voz. 
      Faça-me sábio para que eu possa entender tudo aquilo que o Senhor ensinou ao seu povo. 
      Permita que eu apreenda os ensinamentos que o Senhor escondeu em cada folha, em cada pedra.
      Busco força, não para ser maior do que meu amigo, mas para lutar contra meu maior inimigo – eu mesmo.
      Permita que eu esteja sempre pronto para ir até o Senhor de mãos limpas e olhar firme.
      Assim, quando a minha vida estiver no ocaso, como o sol poente, que meu Espírito possa ir à sua presença, sem nenhuma vergonha.
Saudação do Índio Norte-americano – praticada na Escola “Nuvem Vermelha”em Pine Ridge, Dakota do Sul.



Nenhum comentário:

Postar um comentário