siga esse novo blog - EU SOU LUZ

http://martinhamimaeusouluz.blogspot.com/

terça-feira, 30 de novembro de 2010

A CIÊNCIA DA MEDITAÇÃO




Por: Socorro Viana –  2010


Para podermos entender o que representa a meditação, precisamos compreender que meditar é contemplar, orar mentalmente, com a finalidade de mergulhar num estado “desligado” da materialidade.

Nossos instrutores explicam que a meditação é um caminho de auto-realização. É um modo prático de contatar nossa essência mais profunda e as energias cósmicas.

Segundo H. Saraydarian, “meditação é o resultado inevitável do processo de evolução da premência (urgência) para a perfeição. Um ser humano não pode viver e desenvolver-se sem respirar. A respiração é a vida para o corpo. A meditação é uma espécie de respiração, e é impossível viver o caminho do discipulado e da iniciação sem a meditação”.


TAREFAS DA MEDITAÇÃO:

a) - Ampliar a Luz da consciência no interior da substância mental (reconhecimento);
b) - Absorver a Luz, o amor e o poder que chegam, assimilando-os (identificação);
c) – Irradiar e verter energias, um viver criativo (irradiação).
 

JORNADA EM DIREÇÃO DO EU:

1)- A meditação produz um servidor da raça. “O homem entra em contato com o tesouro dos reinos internos e traz de volta a Luz do Amor e do poder ao mundo”.

2)- A meditação purifica o espaço. “Traz beleza e ordem a mente e também melhores condições para o planeta. O homem é o que pensa”.

3)- A meditação constrói pontes e estabelece linhas de comunicação entre vários pontos.

“Começa a construir pontes entre o homem e seu mestre, da Hierarquia, do centro onde a vontade de Deus é conhecida”.

4)- A meditação é de grande ajuda na formação de corpos de uma ordem Superior e de substâncias superiores. “É a ferramenta para transmutação, transformação, transfiguração”.

5)- A meditação torna possível entrar em contato com idéias universais ou cósmicas e formular grandes leis. “Refina a mente, tornando-a rica, sensível, pura, organizada e pronta para obedecer ao pensador”.

6)- A meditação possibilita entrar em contato com o mestre interior e depois com o Mestre ou Mestres do mundo subjetivo. “Assim você entra na vida do discipulado e se torna um servidor da humanidade”.

7)- No processo da purificação, aprendemos a modelar energias ou impressões dos mundos superiores e usá-las como nossos pensamentos, guias e orientadores. “Você aprende a moldar a substância mental, projetar seus pensamentos e guiar mentes, protegê-las e inspirá-las”. 

8)- A meditação leva a auto-realização e a autodeterminação. “Sua mente penetra nas coisas e descobre como elas são”.

9)- A meditação o torna magnético, atraente, alguém que inspira amor e dedicação. “O magnetismo verdadeiro começa quando a energia da alma circula no corpo etérico. Sua aura torna-se magnética, radioativa. Ela atrai quem precisa ser ajudado e repele formas indesejáveis”.

10)- A meditação abre as portas da sabedoria. “Você se comunica com grandes sistemas de conhecimento”.

11)- A meditação conserva seu intelecto lúcido e saudável até o último dia de sua vida. “Você não perde seu raciocínio e habilidades a despeito de sua idade”.

12)- A meditação desperta em você o sentido de responsabilidade. “Responsabilidade em relação ao plano e a Hierarquia, a vida de unidade”.

13)- A meditação é uma fonte permanente de alegria. “A fonte de alegria encontra-se num modo de viver assim”.

Obs: Há representações simbólicas antigas que ajudam a meditar. Uma delas são os arcanos do TAROT, fontes de sabedoria e poder e que se você meditar corretamente sobre elas podem gradualmente levá-lo ao repositório de sua alma. Essas cartas podem organizar sua mente de modo extraordinário e criar em você impulsos mais profundos para a compreensão esotérica e vigor para viver sua vida na Luz da sabedoria obtida.


ESTÁGIOS DA MEDITAÇÃO:

Primeiro Estágio: Concentração

Consiste em levar toda a nossa personalidade a fixar-se unicamente no estudo do tema objetivado.

Se isto foi feito de maneira correta, nosso cérebro físico, energia, emoções, capacidades, em estado de completa calma, unem-se, fundem-se, transformando-se num todo sereno de atenção e intenção. Nesse estado as partículas da verdade são refletidas sobre tudo o que possamos sintonizar.

Esta atenção total e completa de todo o nosso ser é denominada de concentração. Muitas vezes, sem nos darmos conta, ao ler um livro, por exemplo, entramos nesse estado. Às vezes, torna-se mais difícil se resolvermos deliberadamente fazê-lo.

Podemos também analisar que nesse estágio encontra-se a exposição do problema. Aprendemos aqui a pensar. Isto é um ato de criação. Sobre o assunto, comparamos, investigamos, analisamos, deduzimos, perguntamos e o resultado final é um novo composto de idéias.

Pensar é uma arte a qual o homem não está familiarizado. É preciso levantar a cortina que encobre o território proibido chamado mente.


Segundo Estágio: Meditação (o pensamento semente)

Assim que conseguimos a concentração, passamos para o segundo estágio: a meditação em si. Temos que escolher para esse passo o assunto ou objeto da nossa meditação. Sendo um pensamento, através do qual vai nascer os outros, nos estágios seguintes, podemos chamá-lo de pensamento-semente. No início, devemos escolher um objeto o mais simples possível, como uma flor, por exemplo, um adorno, uma ferramenta, algo que já tenha visto várias vezes.

Começamos a visualizar o objeto escolhido, construindo-o com toda a nitidez diante dos olhos da nossa mente, até que quase poderíamos desenhá-lo, pintá-lo. Tão logo esta visualização tiver sido completada, com a maior exatidão possível, começamos a pensar sobre o objeto relembrando tudo o que sabemos sobre suas origens, uso, qualidades e futuro. Virá então, uma percepção clara de que sabemos tanto a respeito do objeto a qual nem imaginávamos. Atingimos então o estágio da meditação criativa.

A diferença entre meditar e orar é que na oração quase sempre é solicitado favor ou perdão.

“Pede e o que pedires te será dado” (prece). Na meditação há um esforço para aprender a cooperar com a vontade divina. “Procura e encontrarás” (meditação).

Podemos analisar que nesse estágio estamos chegando perto da descoberta. É o pensamento-semente em movimento, fazendo com que outros pensamentos cheguem.
   
O que fazemos neste estágio é tentar decifrar a linguagem cifrada daquele pensamento semente e desvendar o plano de desenvolvimento. Nos domínios da mente está a linguagem da ciência, do conhecimento, até estão indecifrada.

Terceiro Estágio: Contemplação

Temos que agir agora com bastante cuidado. Prender com firmeza, sob atenção, tudo o que alcançarmos até aqui, pois passaremos para a terceira fase do nosso trabalho que é a contemplação. Nós construímos uma forma pensamento do nosso objeto. Ela não é uma criação vaga, mas real e poderosa, no éter ou mundo mental. Esta forma, agora, tem sua própria vibração, seu próprio comprimento de onda, podendo unir-se com todas as vibrações similares que circundam por todo o universo. Você criou uma pequena estação de rádio.
   
Vamos supor que você tenha construído uma rosa. Em virtude da sua sintonia com o mundo das rosas sua forma pensamento fica presa nele, mesmo que esteja cheia de suas próprias concepções e pensamentos limitados.
   
No entanto, se você for capaz de fazer desaparecer esses pensamentos, silenciosamente, deixando essa forma vazia e ficar à espera, verá uma mudança. Sua forma feita de éter transformar-se-á num vazio que atrairá, para seu interior todo tipo de vibração idêntica.

Fluirão para você informações do mundo das rosas. E, de acordo com sua capacidade, você está se aproximando da Mente Universal, da Mente de Deus. Isto é o que chamamos de inspiração.

Nesse ponto, a vida assume o comando e nos ensina. Devemos ter o cuidado de ouvir, assistir, sem pensar. Esta atitude é a que chamamos “deixar a mente vazia”, mas veremos que não é bem assim, pois estamos construindo um canal com a Mente Universal onde tudo é conhecido.
   
Podemos dizer que aqui desvendaremos a linguagem secreta da ciência.
 
Quarto Estágio: Adoração

Um tempo considerável, poderá ocorrer para alcançarmos este estágio. Mesmo assim, um dia chega o momento em que tendo sido reveladas pela meditação, as maravilhas dos planos de Deus chegam até a pessoa. Podendo ser: na asa de uma borboleta, num átomo mineral, num sistema solar, no caráter humano, algo acontece!

De súbito, o estudante é tomado de assombro, e penetrado por uma compreensão total, magnífica, extremamente amorosa de tudo o que foi planejado. Com uma compreensão profunda ele se identifica com uma fração da mente do Criador que teve permissão para tocar. Este é o estado de adoração.

Este é um estágio impossível de ser descrito. Tem sido conhecido como: êxtase, bem-aventurança, nirvana. Ele existe em vários graus.

Formam-se os cordões de prata da Ponte do Arco-íris que são os canais que nos ligam com a Consciência Planetária. Reconhecemos nesse ponto que a Terra é uma entidade viva que temos em nosso ser e com a qual podemos cooperar.

Depois, em passos seguintes, percebemos uma entidade maior que é a Consciência Solar e em seguida a Consciência Cósmica.

O termo Consciência Cósmica representa a abertura total do nosso entendimento com a Fonte de tudo.

Como vemos, nesse ponto, meditação é o começo da trilha gloriosa conhecida como: senda, caminho, luz, caminhos estes que nos conduzirão gradualmente e simplesmente a Consciência Cósmica.

CONCLUSÃO:

O futuro da humanidade chegou. É o que chamamos de nova era, idade do ouro, etc.

O homem para alcançar o sentido desse novo estágio que para muitos já se faz presente, deverá compreender que em vez de ter o cérebro abarrotado com fatos que talvez nem utilizem, o melhor é treinar as forças da mente para poder desenvolver a concentração, a fixação (o poder de sintonizar-se com certa vibração e sondá-la entrando em contato com tudo o que tenha afinidade com ela) afim de que possa obter, a qualquer momento, a ligação com o conhecimento que dela possa ter. Entrar de vez na profundidade da meditação.

Vamos sempre lembrar que ser é tornar-se. Para realizar e para nos tornarmos, primeiro precisamos ser. Deve haver um sol antes que ele possa brilhar. Façamos então essa ser a nossa grande verdade.

O estado de existir corretamente precisa irradiar e inspirar a nós mesmos para que possamos nos tornar instrumentos perfeitos e através de nós preencher o ambiente que nos rodeia criando harmoniosa colaboração.

O sentido de modificar as pessoas, por exemplo, deve deixar de existir, dando lugar a capacidade de aceitá-las e apreciá-las como são, sempre reconhecendo suas potencialidades divinas latentes, que florescerão quando chegar a hora.

Em segundo lugar, devemos instaurar a unidade. Encontremos um ao outro. Associemos e partilhemos nossos recursos de inspiração, sabedoria e força.

Em terceiro lugar, coloquemos tudo na prática. O diagrama total está diante dos nossos olhos.

Em quarto lugar, é chegada a hora da organização sem medo. Daí vem o equilíbrio e o momento em que a raça humana poderá “dar uma mente ao mundo”: tornar-se uno com o Todo.
   
“Se teu olho for um todo o teu corpo ficará cheio de luz”!


Socorro Viana – Recife 2010.
Fonte: “Meditação – o Caminho da Auto-realização” – H. Saraydarian – Ed. Pensamento – São Paulo - 1994.


Nenhum comentário:

Postar um comentário