siga esse novo blog - EU SOU LUZ

http://martinhamimaeusouluz.blogspot.com/

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Mestre O. M. AÏVANHOV




Aïvanhov, um Educador da Alma


Omraam Mikhaël Aïvanhov (1900-1986) era búlgaro de nascimento, mas adotou, a partir de 1937, a França como seu lar. Era discípulo do mestre búlgaro Peter Deunov (1864-1944), que foi fundador da Fraternidade Branca Universal (não confundir com a grande Fraternidade Branca do Oriente).



Aïvanhov levou para a França os ideais do mestre Deunov e, em 1943, fundou seu primeiro centro espiritual, na cidade de Sévres. A partir daí, começou a proferir palestras, que seus discípulos anotavam e gravavam para depois transcrever.



O resultado desses ensinamentos orais está hoje registrado em mais de 60 livros, publicados em várias línguas. Seu trabalho teve uma grande expansão de 1976 em diante, época em que a Editora Prosveta começou a divulgar seus livros em vários países.


O que mais chama a atenção no trabalho do mestre Aïvanhov é sua simplicidade na abordagem de temas espirituais, em que ele apresenta os exemplos e correlações mais simples para explicar as complexas questões da alma humana.


Ele era um exímio contador de histórias e dotado de um grande senso de humor. Por vezes, para dar uma pausa na palestra, ele interrompia o que estava falando e contava algumas anedotas para alegrar seus ouvintes. Todo seu trabalho estava direcionado para o alargamento da consciência humana em direção ao seu aperfeiçoamento. Em outras palavras, transformar o homem-animal no homem-espiritual.



Pois bem, esse grande filósofo da simplicidade e pedagogo da alma não morreu, apenas se mandou para fora do corpo denso. E agora, lá do plano extrafísico, ele continua a mandar mensagens com o mesmo objetivo central de seus ensinamentos: o aperfeiçoamento do homem.



"Quando você sentir-se invadido por pensamentos negativos ou por aquele desânimo que lhe pega de vez em quando, chame a luz para defendê-lo. Sente-se num canto tranqüilo, feche os olhos e repita mentalmente, por várias vezes, como se você falasse consigo mesmo, a palavra LUZ. Ao mesmo tempo, visualize em torno de todo seu corpo uma aura luminosa. Ela deve ser branca fluorescente ou dourada, bem brilhante.


Essa aura é um envelope de luz que permeia todo seu corpo. É viva, vibrante e reflete tudo aquilo que você pensa. Por isso, pense na luz, respire nela, viva nela e afaste as ondas negativas de você. Procure emanar, mentalmente, línguas de fogo que saiam de sua cabeça e de seu peito. Elas purificam a aura e lhe darão mais confiança. Se desejar, pode imaginar, também que sua aura é colorida (as melhores cores para esse exercício são rosa, azul e amarelo). Imagine-se mergulhado em um mar de cor, como se você fosse um belo prisma humano. Seja luminoso em tudo o que fizer na vida. Lembre-se: "o Sol está olhando-o, e ele quer aumentar sua dose de luz para você".


O MESTRE


Em seu ensinamento aborda as questões fundamentais da filosofía iniciática numa linguagem simples, utilizando imagens e símbolos cujo sentido profundo é revelado pelo estudo e pela meditação.Para ele, só existe uma forma de alcançar as verdades metafísicas (alma, espírito, eternidade,…) - vivendo-as.


De 1937 a 1986, Omraam Mikhael Aïvanhov ofereceu cerca de 5.000 palestras, falando sob inspiração, em francês e algumas vezes em Inglês. Lecionou principalmente na França e também em muitos países como a Suíça, Canadá, Estados Unidos e os países escandinavos.


Ele nos forneceu um ensinamento estritamente oral, e seus livros foram e estão sendo transcritos por discípulos desde 1969 juntamente com notas de taquigrafia, de áudio e vídeo-conferências. Estes livros estão à venda em muitas livrarias, publicados e distribuídos pela Edições Prosveta e estão também disponíveis em muitas bibliotecas. Gradualmente traduzidos em quase 35 línguas, Omraam Mikhael Aïvanhov é um dos filósofos da França mais lido e mais traduzido no mundo.


O que é notável desde o início de seu trabalho, é a multiplicidade de aspectos que apresenta sobre apenas uma questão: os recursos humanos e desenvolvimento pessoal. Seja qual for o tema, é constantemente tratado de acordo com a utilização que o homem pode fazer para uma melhor compreensão de si mesmo e a melhor condução da sua vida. A seguir um resumo de alguns dos principais temas do seu ensinamento:



O trabalho espiritual


Quem quiser avançar no caminho do desenvolvimento deve começar por desenvolver sensibilidade ao mundo invisível. Mas estas são apenas as preliminares. Não é o suficiente admitir a existência de entidades e correntes que podem habitar o espaço em que nós vivemos, temos de envidar esforços no sentido de dialogar com essas entidades e correntes e trabalhar construtivamente. Estar atento para trazer ordem a todo o seu espaço físico, sobre si, sua casa, seu local de trabalho, é muito bom, mas interiormente, em seus pensamentos, seus sentimentos, enquanto você deixar bagunça… não haverá ordem enquanto você não acreditar que os pensamentos e os sentimentos pertencem a um mundo que é real e que temos de trabalhá-los a forma, o alinhamento e o embelezamento. Bem, agora é preciso mudar de atitude: o mundo invisível é uma realidade, uma realidade muito mais importante do que o mundo visível, que ele seja posto em primeiro plano.


Surya Yoga, Yoga do Sol


Que privilégio poder assistir ao nascer do sol! É por isso que a cada ano, ao retorno da Primavera, é importante que preparem-se para estes momentos. É na presença do sol que você pode introduzir a ordem e a harmonia, ele lhe dá luz, amor, paz, alegria. É a fonte que flui, que vibra, que corre … Quando você é capaz de mergulhar neste fluxo de luz, você não retrocede.



E se você chegar cedo, antes do nascer do sol, para ver a primeira luz, a aurora, pronto, você será apreendido por um sentido sagrado. É como se toda natureza comparecesse para comemorar um mistério. Você se sente obrigado a andar de maneira diferente, de modo a não perturbar a atmosfera, e isto se torna poesia. Como não desejar que todos os seres humanos possam um dia sentir essa beleza, essa pureza, e beber dessa vida abundante ?


Hrani Yoga, o Yoga da Nutrição


O ato de comer é introduzir no organismo materiais que entram na construção do nosso corpo físico, e também dos nossos corpos subtis. Por isso, é particularmente importante realizar o acto que repetimos todos os dias, várias vezes ao dia, em um estado de paz e harmonia. É por isso que eu sempre falo sobre a importância da recolha de alguns minutos antes das refeições. Eu sei que isto não é um hábito generalizado, e a maioria das pessoas nem sequer fazem uma oração, jogam imediatamente sobre si os alimentos que comem, falando, discutindo, batendo talheres … É por isso que não obtêm grandes benefícios dos alimentos, absorvem-nos de forma grosseira. Para absorver os elementos sutis dos alimentos, o etéreo, elementos que irão alimentar os nossos pensamentos, nossos sentimentos, temos de estar preparados para comer em harmonia e em meditação.



Amor e Sexualidade

A história do cristianismo está cheia de histórias que descrevem o sofrimento dos santos, místicos que descobriram um irresistível impulso para o Senhor e não eram seres desencarnados. Pelo contrário, quanto mais as suas almas queimavam no fogo do amor divino, a força sexual se tornava um tormento, e eles ficavam descontentes, eles lutavam, alguns até mesmo sentiam-se possuídos pelo demônio. Não, o Diabo não tem nada a fazer lá, nós só conhecemos as leis que regem a natureza humana, e uma dessas leis é que este mecanismo é acionado na parte superior de ser, o gatilho, e os resultados apresentam outro mecanismo na parte inferior. Sim, há muito mais o que saber para não ser enganado! Quando você sabe que reações podem ocorrer após uma ardente oração, um êxtase, uma fusão com a divindade, deve colocar-se no mínimo sob estado de vigília. A Iniciação científica também ensina que existem formas de conduzir essa força e através dela obter o maior realizações espirituais.


Relações Humanas


Sua existência é, em grande medida, uma consequência das ligações que você fez em suas vivências passadas. Na parte física e psicológica, dificuldades e tormentos, bem como os benefícios e sucessos provêm das visíveis e invisíveis ligações que você fez. É por isso que você deve pensar sobre o relacionamento que você está tentando forjar nesta vida. Porque consciente ou inconscientemente, todos os dias, sem parar, você entra em contato com o homem, com entidades invisíveis, com a natureza, com todo o universo, e a questão do relacionamento é fundamental. Por isso, é importante que você revise os links que você já tenha estabelecido: ver quais são os bons para manter ou mesmo aumentar, e aqueles que são ruins para cortar, e pense em criar novos vínculos com outras criaturas.



A Fraternidade Universal


Individualmente, os seres humanos são fracos e impotentes. A alimentação que pode criá-los baseia-se na unidade, na harmonia. Por isso, tantas vezes quanto possível,você precisa considerar-se parte da família universal, não obstante as diferenças de caráter, temperamento, grau de evolução, ambiente social, as empresas … Deixe de lado os detalhes, eles não têm importância, não desempenham nenhum papel na vida espiritual.



Aplicar, portanto, em vossos corações a convicção de que, apesar das diferenças, vocês são todos os membros da Fraternidade Universal cuja origem não é na terra, mas o mundo divino. Uma empresa, qualquer que seja, pode, realmente ter bons resultados apenas se agir com a consciência de indivíduos não separados, mas como membros de um órgão colectivo cuja cabeça está acima, no paraíso.



http://rumoaosol.wordpress.com/mestre-aivanhov/
http://www.ippb.org.br/modules.php?op=modload&name=Sections&file=index&req=viewarticle&artid=24&page=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário