siga esse novo blog - EU SOU LUZ

http://martinhamimaeusouluz.blogspot.com/

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Mídia e Espiritualidade: Ultrapassando Fronteiras e Levando a Mensagem a Todos.


Alguns pesquisadores, quando dizem que Jesus foi um grande comunicador de sua época, dizem que se ele vivesse nos dias atuais teria um programa na TV, no rádio, blog, página em algum portal e um podcast, além de uma centena de livros publicados. Pois de nada adianta a melhor mensagem espiritual se ela não chega em quem interessa.

    Hoje, vivemos uma cacofonia informativa, com idéias sendo vendidas em todos os meios de comunicação. E como a idéia é vender a maior quantidade e o mais rápido possível, o conteúdo começa a se tornar ralo, tanto pela dificuldade de produzir profundidade no tempo exíguo, quanto pela própria idéia de que o público “não gosta de coisa complicada”.
Ainda mais quando o tema é espiritualidade, assuntos envolvendo outras realidades, paranormalidade, fantasmas, ufologia, só são aceitos como produto de mídia pelos grandes veículos quando têm como base o grotesco.
Contudo, para a felicidade de uma grande parcela do “povo”, essa visão está longe da realidade. Hoje, temos programas na TV e no rádio, na internet (com TVs e rádios on-line) que falam não só de uma espiritualidade longínqua, mas de uma visão prática dos assuntos espiritualistas. Em uma linguagem acessível no carro, em casa ou no computador, os comunicadores estão colocando os trabalhos de suas vidas a serviço da evolução de todos os que se dispõe a ouvir suas mensagens.
Para falar sobre esse assunto, conversamos com Rosana Beni e Wagner Borges. Rosana (www.rosanabeni.com.br) tem um programa no Canal São Paulo (enquanto os novos planos não se concretizam), enquanto Wagner Borges (www.ippb.org.br) tem o programa Viagem Espiritual (quintas-feiras, na Rádio Mundial de São Paulo).


De que maneira vocês entendem que os meios de comunicação podem ajudar as pessoas no aspecto espiritual? Vocês vêem alguma diferença entre os tipos de veículos?
Rosana: Antigamente, os profetas e líderes espirituais sagrados, como Jesus, passavam suas mensagens nas montanhas. Eu diria que a montanha de hoje se caracterizou como os meios de comunicação. Portanto, é de extrema importância oferecer mensagens e informações construtivas para a evolução e o crescimento da consciência humana.
A espiritualidade na nossa sociedade necessita ter uma linguagem atualizada e ser de acordo com as dúvidas que as pessoas têm, decorrentes da cultura na qual foram criadas. Como eu sempre digo, espiritualidade é sua ação no dia-a-dia.
A diferença entre os tipos de veículos existe na sua circulação. Por exemplo, uma TV de rede aberta atinge o Brasil todo. Uma TV a cabo, um determinado público. E assim por diante.
Wagner: Os meios de comunicação são ótimas ferramentas para o esclarecimento consciencial das pessoas, pois permitem um maior alcance da informação espiritual a uma grande parcela da população.
Quanto aos tipos de veículos, penso que a TV causa um impacto bem maior, devido à imagem e à interatividade atual que ela permite. Já o rádio é um veículo mais intimista, pelo fato do ouvinte não ter a imagem de frente. Já a mídia impressa exige mais atenção do leitor, pelo fato da leitura suscitar reflexões mais elaboradas. Finalmente, a internet também abriu muito a passagem das informações espirituais para a população. Para se ter uma idéia de tal abertura, cito o fato de que muitos temas que antes eram mais restritos a pequenos grupos de estudos espiritualistas, atualmente são comentados abertamente na rede – em sites, blogs e listas de discussão variadas –, e em comunidades do orkut.
Depois que vocês passaram a ter um programa na mídia, suas mensagens mudaram de alguma forma?
R: Sempre procurei passar minha mensagem de ética, de valores humanos e espirituais, mesmo quando fazia meus eventos ou festas. Sempre fui voluntária em entidades beneficentes. Até hoje, quando dou consultoria de promoção e eventos, procuro abrir a mente dos clientes sobre a responsabilidade social e a importância da espiritualidade nas empresas. Já apresentei outros programas de TV, antes do Dimensões, mas desta vez me sinto feliz, pois estou fazendo algo concreto para ajudar o ser humano a ter fé, determinação, ética e resgatar o valores do bem.
Nesses seis anos, sei que ajudamos muitas pessoas a saírem da depressão, tristeza ou da passividade espiritual. Esse sucesso, eu devo ao proprietário do Canal de São Paulo, José Eduardo Nicolau, que investiu no projeto e confiou na minha capacidade de implantar o programa. Além disso, os parceiros de produção do cenário também ajudaram muito. São eles: Rubens Flores, Reddoor Salon, Beka, Leo Shetman Arquitetura, entre outros.
W: No meu caso específico, não. Só aumentou, em muito, o alcance da informação que veiculo dentro da temática espiritualista.
Um programa na TV ou no rádio faz parte de algum plano espiritual ou tem mais a ver com um plano pessoal?
R: No meu caso, tenho certeza de fazer parte do plano espiritual, pois até o nome Dimensões foi intuído. Antes de criar o programa, fiz várias canalizações nas quais recebi diversas orientações. Minhas perguntas são intuídas. Os temas que busco também. O fato de ter mediunidade ajuda a selecionar e fazer uma boa pauta. Por exemplo, quando falo de projeção astral, pergunto aquilo que vivencio através das minhas experiências. Tive a oportunidade de conversar com paranormais internacionais como James Van Praagh e o terapeuta Brian Weiss (entrevistado por Rosana Beni na Sexto Sentido 55), além de acompanhá-lo durante alguns dias em sua visita ao Brasil. São vivências que nos ajudam a estar sempre informados para nosso projeto de TV.
W: No caso de um programa sério e voltado para o esclarecimento desses temas, ambas as coisas. Isso porque há repercussões espirituais do trabalho, pois é diferente de um programa sobre ciências exatas ou apenas entretenimento. Trabalhar nessa área significa mexer com a consciência das pessoas em torno de objetivos maiores e elevados; é algo muito importante e não pode ser realizado levianamente. E, num plano pessoal, se você faz direito sua tarefa de comunicador de tais ideais, brota um sentimento bom de realização sadia. Você se sente agradecido a uma Causa Maior por poder levar algo tão legal às pessoas.
Vocês acham que hoje existe espaço no chamado horário nobre para programas de cunho espiritualista? Por quê?
R: Espaço sempre existe, desde que você leve o patrocinador para a diretoria do canal aberto, já que o que interessa é o faturamento, e não o conteúdo. Mas a população brasileira tem clamado por programas com conteúdo. Algumas redes têm ótimos programas, porém, outras...
W: Acho, sim! Porque há uma grande carência desse tipo de programa. E a curiosidade do público sobre esses temas é muito grande. E há um assunto que nunca se esgota, pois afeta a todo mundo: a questão da vida após a morte. Independentemente da religião da pessoa, esse é um assunto que sempre interessará a todos.
Vocês têm algum projeto novo para TV ou rádio? Qual?
R: Tenho, mas por enquanto é segredo!
W: No momento, o projeto em vista é na rádio mesmo. Talvez, fazer mais um programa no estilo do Viagem Espiritual – ou mesmo um apenas com apresentação de música new age e mantras –, que é também uma forma de passar algo espiritual para os ouvintes. Ainda mais com a baixa qualidade das músicas que tocam atualmente nas diversas rádios. Seria bem legal projetar um som de qualidade, justamente para levar algo sadio e diferente nesse meio caótico da grande metrópole. Seria um bálsamo sonoro. Vamos ver se rola...
O que vocês acham das séries de TV que têm invadido a televisão nos últimos tempos, como Medium, Supernatural e outras?
R: Acho maravilhoso que os produtores norte-americanos invistam na espiritualidade. Adoro as duas séries, pois são baseadas em pesquisas com um toque de criatividade para prender a atenção do público. Não perco uma. Inclusive, fiz uma análise para o jornal O Estado de S. Paulo sobre a série Medium, tendo em vista que tenho sonhos premonitórios.
W: Eu acho ótimo! E sou fã delas, principalmente da série Ghost Whisperer – em que a atriz principal interpreta uma médium que ajuda os espíritos perdidos a passarem para o plano espiritual. É o tipo de série que evidencia alguns lances do que realmente ocorre no lado invisível da vida – naturalmente, descontados os inevitáveis exageros de enredo, produção e filmagem. Faz o telespectador pensar na possibilidade da vida além do físico.
No caso do Supernatural, o lance é mais misturado com terror e há muitos exageros, mas também gosto, mais como entretenimento. E no Medium também há lances legais, muito embora a temática da série se desenvolva mesclada com o lado policial.
Que tipo de temas de interesse global vocês entendem que deva ser tratado em programas espiritualistas? Vocês acham que, num programa assim, seria possível fazer alguma coisa para esclarecer alguns temas como o aquecimento global?
R: Sem dúvida, todos os temas que tenham uma abordagem sobre nossa responsabilidade como seres humanos e a evolução da nossa consciência sobre a paz, a ética, o respeito e valores espiritualistas e humanos como o amor, a gratidão, o perdão, devem ser abordados. Aquecimento global é resultado da ação do homem sem uma consciência de respeito aos seres vivos, e sim uma paixão ao poder e materialismo. Não sou contra a evolução tecnológica, mas sim contra o modo como os líderes empresariais estão agindo sem medir conseqüências à nossa natureza ou nossa saúde física, mental e muitas vezes espiritual. É a doença do homem moderno que, para atingir suas metas, não se importa com os valores essenciais da vida.
W: Sim. Os temas ecológicos precisam ser cada vez mais debatidos, não por luxo ou qualquer tipo de ideologia, mas por necessidade mesmo. Eu, se tivesse oportunidade na rádio, realizaria um programa com esse enfoque.
Hoje em dia, a sociedade está bastante voltada para o aspecto estético, e na televisão isso é ainda mais evidente. Como conciliar essa realidade com um programa voltada para temas mais profundos, exatamente num veículo como a televisão?
R: Uma vez, em projeção astral, fui levada a uma reunião de metafísicos. Alguns deles conhecidos e meus amigos aqui nessa dimensão. Foi então que ouvi a seguinte frase, que pode ter vindo de um orientador meu: "O dinheiro está na vaidade". Quando acordei entendi que uma boa oportunidade para conciliar a febre da estética era chamar essas empresas para patrocinar o programa, já que temos de ter o corpo, a  mente e o espírito em equilíbrio.
W: Justamente por isso é que se precisa, mais do que nunca, de programas com enfoques conscienciais mais profundos, para contrabalançar o vazio da proposta consumista e materialista vigente. Para arejar as idéias e apresentar outras possibilidades. E ouso dizer que o público está à espera disso, mesmo sem saber. É só aparecer um programa criativo e com boa produção e apresentação nesta área, que a repercussão seria enorme.
Qual a forma mais eficiente de levar espiritualidade e conhecimento interior a pessoas que, por exemplo, estão passando fome ou tantas outras necessidades comuns na sociedade brasileira?
R: A boa palavra é sempre o melhor caminho para fortalecer o ser humano. A palavra que resgata a fé em si próprio sempre ajudará a pessoa a não desistir, a ter esperança. Por isso, as religiões evangélicas ou as que tratam dos problemas atuais do cidadão cresceram tanto. É um incentivo para acreditar, ter fé, não só em Deus, mas em si próprio. Uma vez fortalecido, o ser humano atrairá a solução para seus problemas. Mas tem de se esforçar, pois nesta dimensão, precisamos trabalhar e assumir as responsabilidades materiais. Não adianta pedir ajuda ao divino e ficar de braços cruzados. Como já disse, espiritualidade é ação também.
W: Um dos temas mais importantes nesse contexto é a elevação da auto-estima das pessoas. Levar palavras de apoio e lucidez e levantar o astral do pessoal. Por exemplo, não tenho como mudar o contexto social geral do mundo, mas tenho como passar coisas legais durante a apresentação de um programa e fazer os ouvintes refletirem em cima de outras possibilidades. E isso pode melhorar a maneira como eles encaram as dificuldades.
Vocês acreditam que o Brasil é um país espiritualizado? Vocês entendem que as pessoas expressam sua espiritualidade no dia-a-dia?
R: O Brasil tem uma força energética muito grande, principalmente no centro-oeste – Goiás, Mato Grosso. Acho até que é o País onde mais se vendem livros de espiritualidade no mundo. Minas Gerais tem a energia das pedras, por isso há tantos médiuns na região, e lá viveu o santo homem Chico Xavier, que tive oportunidade de conhecer pessoalmente.
Vale citar que ele é tão importante para o Brasil que tive a oportunidade de realizar uma grande homenagem a ele na ocasião dos seus 90 anos, através de um evento no ginásio do Ibirapuera, com o apoio da Rede Globo.
Temos milhões de católicos, espíritas, evangélicos, judeus, entre outras religiões e tendências. Acho que as pessoas se expressam à sua maneira. Mas ainda tem muitas que precisam despertar para o seu lado espiritual.
W: Espiritualidade é um estado de consciência; é valor interno de cada pessoa. Não depende de ter nascido neste ou naquele país. No entanto, felizmente, aqui no Brasil há liberdade de expressão religiosa e isso facilita muito o surgimento de grupos voltados ao estudo espiritual em geral. E o brasileiro adora algo com um toque místico, seja lá o que for.
Vocês acreditam que, se vivesse hoje, Jesus Cristo teria um programa na TV?
R: Um dos livros sobre esse assunto de que mais gostei é o do Ricky Medeiros, Quando Ele Voltar. Acho que ele encontraria, sem dúvida, o melhor caminho para continuar espalhando sua mensagem. Não sei se seria a TV.
W: Cara, que pergunta complicada! Mas acho que não. Só se ele virasse missionário religioso. E não vejo um cara maravilhoso igual a ele de terno, pregando em frente a uma câmera. Penso mais nele como alguém de “toques ao coração”, de espírito a espírito.
O que vocês pensam sobre a moda "new age", ou seja, todas as chamadas vias alternativas que são vendidas como se fosse num mercado? Como diferenciar uma proposta séria e mais profunda de uma apenas mercantilista?
R: Acho que o ser humano deve procurar cada vez mais evoluir sua consciência, pois só dessa forma ele saberá escolher o caminho da verdade, da luz e do amor real. O marketing está aí em todos os níveis de consumo. Cabe a cada um de nós optar pelo verdadeiro. Mas para isso precisamos agir na verdade e na retidão; caso contrário, será difícil distinguir o falso do verdadeiro. Se quisermos viver numa sociedade que valorize o homem e sua condição que seja espiritual e pacífica, mais fraterna, temos que começar por nossas escolhas e nossas atitudes no dia-a-dia. Temos que começar em casa e em nosso ambiente de trabalho. A mudança deve começar em nós. Eu acredito nessa vitória. Na vitória do bem.
W: Acho que sob esse rótulo de new age existe uma grande salada de temas místicos. Algo como um grande mercado, voltado para a venda de coisas supostamente alternativas. Há de tudo: desde propostas e estudos sérios, até coisas mirabolantes e sem base alguma. Aqui, como em tudo na vida, é necessário usar o discernimento para saber separar o que é sadio e o que é deletério.

Terry Oldfield; Cd. "Across The Universe"; Gravadora New World Music (Inglaterra); Série: nwcd - 489.
Resenha: Terry Oldfield é um talentoso flautista e irmão de Mike Oldfield, o brilhante multi-tecaldista e guitarrista do rock progressivo inglês. Porém, o seu trabalho é voltado para a New Age Music. Ao longo dos anos, ele vem realizando discos primorosos pela gravadora inglesa New World Music, uma das gravadoras pioneiras (desde 1982) do som New Age.
Nesse seu mais novo lançamento, ele superou tudo o que já fez antes e realizou o seu melhor disco. "Across The Universe" é um maravilhoso trabalho de flauta e teclados indicado para relaxamento profundo, inspiração espiritual, massagem e trabalhos intimistas ou espirituais. A música "Down To Earth" (5a música) é disparada a melhor do cd. Toca fundo o coração e eleva os pensamentos a reflexões grandiosas. Faz pensar num amor maior invisível que permeia a tudo e a todos. Faz pensar nos devas (anjos) da música que inspiram músicos a realizarem trabalhos como esse. É impossível ouvir essa 5a música e ficar incólume ao seu efeito inspirador. Resumindo: é um dos melhores trabalhos new age que já ouvi na vida.

Robin Miller; Cd. "In the Company of Angels"; Gravadora R. M. Productions (USA); Série: rpm - 101-2. Robin Miller é um tecladista de Sedona, cidade do Arizona (USA) onde residem muitos artistas e pessoas ligadas a estudos alternativos e espirituais. Sua especialidade é criar atmosferas transcendentes e apropriadas para um aprofundamento espiritual e meditativo. Em seu cd anterior, "Transcendence", ele já havia realizado um excelente trabalho direcionado para estados superiores de consciência. Mas, nesse novo cd ele superou o anterior. É um trabalho evocativo da atmosfera dos devas (do sânscrito:"Anjos") e a segunda música do cd ("Fields of Heaven") é viajante e remete o ouvinte a sublimes inspirações. Esse é um cd que até mesmo os devas da música estão querendo ouvir. Altamente recomendado.

Ken Davis; Cd. "Celebration of Life" Gravadora Ken Davis Music (Austrália); Série: kdm - 1036. Resenha: Ken Davis é um brilhante tecladista australiano e já veterano em produzir trabalhos new age de excelente qualidade. Normalmente ele produz trabalhos mais atmosféricos e relaxantes, principalmente quando se trata de uma de suas paixões: golfinhos e baleias. Porém, nesse seu mais recente trabalho ele surpreendeu: simplesmente lançou um cd vigoroso e intenso. As músicas portam uma vitalidade e uma atmosfera de alto astral, convidando o ouvinte a uma verdadeira "celebração de vida". As músicas 1 ("Eternity") e 3 ("Land Far Away") são as melhores do cd. Um trabalho recomendado para aqueles que gostam de sentir a alegria emanando do piano e do sax integrados numa vibração de pura vitalidade em forma de música.

Mahanta Das; Cd. "Meditation, Contemplation and Samadhi"; Gravadora Evolution Music (Itália); Série: ore - 55312.Resenha: Mahanta Das é instrutor de Ioga e músico. É especialista em mantras. Nesse trabalho ele juntou essas características e fez um cd sensacional. Violão, guitarras suaves, coros de alto nível e teclados criando harmonias bem apropriadas para estados alterados de consciência na prática do Ioga.A música 2 ("Infinity") é viajante e induz o ouvinte a estados de tranquilidade. Ela harmoniza as energias do chacra cardíaco. A música 3 ("Enjoy in Krishna") disparada a melhor do disco. Trata-se uma extensa canção evocativa da atmosfera de Krishna, o oitavo avatar de Vishnu na cosmogonia hinduísta. O mahamantra (Hare Krishna, Hare Rama) é vocalizado de forma maravilhosa e evoca um clima de intensa alegria e vibrações positivas, principalmente no chacra frontal.Altamente recomendado.

Merlin´s Magic; Cd. "Light Rei Ki Touch"; Gravadora Inner Worlds Music (USA); Série: cd -41055.Merlin´s Magic é o pseudônimo do exímio tecladista e guitarrista alemão Andreas Mock.Esse é um dos seus melhores trabalhos. É uma suíte de 60 minutos excelente para reikianos (aplicadores de Rei Ki), mas também é recomendada para massagem, cura prânica, meditação e momentos intimistas.Teclados virtuosos permeados por violinos magistralmente tocados e o som de sinos entremeados a cadatrês minutos para assinalar o momento da mudança de posição do reikiano.É um trabalho que evoca cores no ar e muda o padrão vibracional do prana (força vital, energia) no ambiente onde a música estiver sendo veiculada.Resumindo: acho que as cores e o amor moram dentro desse cd.


Cd. "Tibetan Incantations - The Meditative Sound of Buddhist Chants"; Gravadora Music Club (USA); Série: 50050.Esse cd é puro canal da alegria. São três músicas evocando o mantra da compaixão do Bodhisattva Avalokitesvara: OM MANI PADME HUM. Esse é o mantra que evoca a luz eterna ("OM") na jóia (em sânscrito: "Mani") que mora dentro do lótus ("Padme") do coração e verte a vibração ("Hum") em todos os planos de vida senciente. Ou seja, a compaixão viajando por todas as dimensões e tocando os corações sensíveis às vibrações do amor incondicional.Os músicos e vocalistas (imbuídos de inspiração budista) conseguiram criar uma atmosfera de grande paz e alegria nas duas extensas músicas do cd ( a terceira é apenas o Om mani Padme Hum cantado à capela) e até mesmo o Bodhisattva Avalokitesvara deve ter ficado contente com esse trabalho.Altamente recomendado para encher o coração de alegria e evocar um clima positivo.

Mike Rowland; Cd. "The Land of Hopes and Dreams"; Gravadora Oreade Music (Holanda); Série: ore - 55312.Mike Rowland é um tecladista inglês e arranjador de primeira linha da música new age. Os seus trabalhos são bastante apreciados devido aos toques intimistas e suaves de seu piano e das atmosferas realizadas por seus teclados. Ele é especialista em sonoridades mágicas e evocativas dos seres espirituais da natureza e suas lendas fantásticas.Nesse seu mais recente trabalho ele superou-se e realizou o seu melhor cd.
Acho impossível alguém ouvir a música 4 ("Dreamflight") e permanecer incólume. Ela tem 9 minutos e toca direto o coração. Teclados suaves e coros angelicais transportam o ouvinte atento para uma sintonia de pura paz e espiritualidade.Resumindo: esse cd é puro amor em forma de música.

Relaxamento e Projeção

  • AEOLIAH. Angel love for children. Grav. Helios Music (CD-220), 1992. É um dos melhores discos de Aeoliah. É inspirado na presença dos anjos junto às crianças.
  • BERGLUND, Erik. Harp of the Healing Waters. Grav. Oreade Music (OR-2864), 1990. Excelente trabalho de harpa para relaxamento e trabalhos de cura.
  • CHAPMAN, Philip. Higher Consciousness. Grav. New World Music (NWCD-259), 1994. É um trabalho muito inspirado. É ótimo para práticas projetivas.
  • CORRÁ, Aurio. Dos confins do Céu. Grav. Alquimusic (ANM-0036), 1998. Esse disco tem a participação do grupo Sunyata. É um trabalho inspirado diretamente nas projeções do espírito para fora do corpo.
  • GORDON, David & Steve. Garden of Serenity. Grav. Sequoia Records (X-703), 1987. Ótimo trabalho de sintetizadores com sons de natureza. 6. HOPPÉ, Michael e WHEATER, Tim. Winds songs. Grav. Seventh Wave (SWP 7044-2), 1996. Inspirado trabalho de flauta e sintetizadores. Ótimo para práticas projetivas.
  • LAZARIS. Journey with Lazaris. 1989 - Lazaris é uma entidade espiritual que se comunica com um médium americano. Por sua inspiração, alguns músicos criaram músicas para meditação, relaxamento e descanso mental. Por isso, seus discos são excelentes para exercícios de chacras e práticas projetivas.
  • LAZARIS. Lazaris remembers Lemuria. 1985 - Idem.
  • LAZARIS. Prelude to Lazaris. 1989 - Idem.
  • LAZARIS. Through the vortex with Lazaris. 1994 - Idem.
  • MICHELL, Chris. Dolphin Love. 1992; Grav. Oreade Music (ORB 2921) - Magnífico trabalho de flauta com som de golfinhos. Excelente para relaxamento.
  • SANDELAN. Genesis. Grav. Bluestar Communications, 1996. Esse disco é uma autêntica "massa sonora" produzida por sintetizadores. É indicado para relaxamento.
  • SPHEERIS, Chris e VOUDOURIS, Paul. Passage. Grav. Epiphany (ED-1293), 1994. É um disco de música eletrônica para indução de estados alterados de consciência. A 2a. música é ótima para causar uma soltura energética do duplo etérico e suas energias.
  • SUN, David. Harmony. Grav. New World Music (NWCD 210), 1992. Maravilhoso trabalho de sintetizadores com som de golfinhos. Ótimo para relaxamento.

Expansão das Energias e dos Sentimentos

  • ASHER, James. Dance of the Light. Grav. New Earth Records (NE 9513-2), 1995. Ótimo disco para equilíbrio energético e cura.
  • CHAPMAN, Philip. Precious Love. Grav. New World Music (NWCD 166), 1988. É um dos melhores trabalhos de Chapman. Sua música é ótima para harmonização energética dos chacras.
  • CORRÁ, Aurio. Encantos Opus II. Grav. Alquimusic (ANM 0040), 1998. Maravilhoso trabalho de teclados e sons transcendentais. Esse disco é a esperada continuação do trabalho Imagens.
  • DIVINO. Visions of Love. Grav. Oreade Music (ORB 2931), 1994. Ótimo disco para expansão de sentimentos.
  • 2002. Savitri. Grav. Dreamtime Records (970090-2), 1995. Esse disco é capaz de melhorar os chacras cardíaco e frontal. É simplesmente maravilhoso!
  • ERNST, Herb. Bringers of Dawn. Grav. Mystic Visions (MV 43), 1996. Maravilhoso trabalho inspirado nos anjos. É um dos melhores discos desta nossa relação.
  • EVANS, Gomer Edwin. Body Music 1. Grav. Oreade Music (ORP 5436-2), 1996. Ótimo disco para massagem e descanso mental.
  • FOLMER, Max. Sunflower. Grav. Oreade Music (OR 2829), 1988. É um dos melhores discos da Oreade Music. A segunda música emana uma atmosfera espiritual que faz muito bem ao chacra cardíaco.
  • FUMIO. Nature. Grav. Soundings of the Planet (SP-7155-CD), 1995. Fumio é um tecladista japonês, colega de Kitaro. A terceira música desse disco é "arrebatadora".
  • GANDALF. Colours of the Earth. Grav. Sattva Music (SKV 080 CD), 1994. É um dos melhores trabalhos de Gandalf. É pura evocação de cores e energias em lindo trabalho de guitarra e teclados. Da sexta música em diante, o disco é pura "magia sonora".
  • GENEST, Michel. Crystal Fantasy. Grav. Sona Gaia (CD-130), 1984. O estilo de Genest lembra muito o de Kitaro. Sua música é ótima para os chacras frontal e laríngeo.
  • MAGIC, Merlin´s. The Heart of Reiki. Grav. Inner Worlds Music (CD 41081), 1987. Excelente trabalho desse músico alemão. É ótimo para aplicação de Reiki e relaxamento.
  • MAGIC, Merlin´s.Reiki - The Light Touch. Grav. Inner Worlds Music (CD 41055), 1995- Idem.
  • RAPHAEL. Angels of the Deep. Grav. Hearts of Space (HS 11047-2), 1995. É um disco maravilhoso. Música majestosa que faz a pessoa pensar em temas elevados. É um dos melhores discos desta relação.
  • RUBINSTEIN, Leonardo. Dawn Melodies. Grav. Oreade Music (OR 2805), 1987. Maravilhoso trabalho de flauta e cordas. Sua música evoca as cores espirituais.
  • SHANTI, Oliver & friends. Rainbow Way. Grav. Sattva Music (SKV 054 CD), 1988. É um dos melhores trabalhos da Sattva Music. Sua música evoca uma linda atmosfera energética colorida.
  • SHARDAD. Dream Images. Grav. Serenity (SFSD-011), 1988. Excelente trabalho do maestro Shardad. Bom para ouvir namorando.
  • SOMEREN, Lex van. The Northern Light. Grav. Nightingale Records (NGH-CD-376), 1993. Esse trabalho é uma celebração da vida. É um dos melhores discos desta nossa relação. As músicas 4 e 7 são fantásticas.
  • SPHEERIS, Chris e VOUDOURIS, Paul. Enchantment. Grav. Epiphany (ED-492), 1991. Lindo trabalho de sintetizadores e cordas. As músicas 6 e 7 são fantásticas.
  • TINGSTAD & RUMBEL. Pastorale. Grav. Narada (ND-61061), 1997. Excelente disco para descanso mental. A décima música emana uma atmosfera espiritual que faz muito bem ao chacra cardíaco.

Space Music

  • BECKER, Fred e FILBERT, Jeff. Enterphase - Phase One. Grav. Gladden Pictures (AD 14), 1994. É pura "viagem espacial"!
  • BECKER, Fred. Inner, Stellar. Grav. Mach 25 Music (M25M 001), 1991. Idem.
  • DEMBY, Constance. Set Free. Grav. Heart of Space (HS11016-2), 1989. Ótimo trabalho para expansão da consciência. Da quinta música em diante, é pura "viagem espacial".
  • HARDMAN, James. Pleiadian Suite. Grav. Alternate Records (AR-872-D), 1994.
  • MARKOE, Gerald Jay. Sacred Music from Seven Stars. Grav. Astromusic (ASTRO-05), 1991. É um dos melhores trabalhos de Markoe. É pura "viagem espiritual".

Orientais

  • ANUGAMA. Spiritual Environment: Tantra. Grav. Higher Octave Music (NGH-CD-320), 1990. A segunda música do disco é ótima para um profundo relaxamento.
  • BRASIL, Mário Lima. Contos em cantos do Japão. Grav. Mix House (M001), 1995. Ótimo trabalho desse músico brasileiro que tem alma de japonês. Ele conseguiu capturar muito bem aquela atmosfera espiritual dos contos japoneses em sua música.
  • LAIZE. Om. Grav. Alquimusic (ANM-0015), 1995. Maravilhoso trabalho de Laize, com a participação de Aurio Corrá nos teclados e arranjo. O mantra "OM MANI PADME HUM" é cantado de forma magistral na segunda música do disco.
  • ROBERT. Shri Ram. On Wings Of Songs & Gass. Grav. Chants of the World (SHM-1013), 1991. Shri Ram (Sry Ram) é um mantra de evocação e saudação a Rama, o avatar e herói do épico hindu Ramayana. É ótimo para equilibrar as emoções e também para harmonizar o ambiente de casa.
  • SHANKAR, Ravi. Chants of India. Grav. Angel (CDQ 7243 8 55948 2 3), 1997.
  • SHANTI, Oliver. Buddha and Bonsai. Grav. Sattva Music (SKV 060 CD) , 1996. Aquele clima espiritual dos templos orientais está presente nesse disco.
  • SHANTI, Oliver & friends. Listening to the Heart. Grav. Sattva Music (SKV 024 CD), 1987. É um disco para ser ouvido com o coração. É inspirado em alguns ensinamentos da Paramahansa Yogananda.
  • SHANTI, Oliver & friends. Tai Chi Too. Grav. Sattva Music (SKV 005 CD), 1996. É um dos melhores discos da Sattva Music. É excelente para combater a inércia e o mau humor. Isto é, suas músicas "levantam o astral".

Chinesas

  • An Dun (Calming the emotions). Grav. Wind Records (TCD-3107), 1991. Música para equilibrar as emoções. Esse disco é "pura alegria".
  • Crystal rain. Grav. Wind Records (TCD-6054), 1997. Ótimo para harmonização energética.
  • Enlightenment - Kucheng Performance XII. Grav. Wind Records (TCD-2052), 1994. É um dos melhores discos desta nossa relação.
  • Plum Blossom. Grav. Wind Records (TCD-4503), 1995. Suavidade. É "pura viagem sonora".
  • Return to Originality - Kucheng Performance X. (TCD-2050), 1994. Excelente para o chacra cardíaco. A oitava música evoca a compaixão de Kwan Yin.
  • Six-word Mantra of Avalokitesvara. Grav. Wind Records (TCD-2109), 1992. Ótimo trabalho com o mantra OM MANI PADME HUM, cantado em chinês. Ótimo para energização e trabalho de cura.
  • Tea with Flower Fragance. Grav. Wind Records (TCD-4013), 1994. Excelente para relaxamento.
  • Tea Travel. Grav. Wind Records (TCD-4012), 1994. Excelente para relaxamento.
  • The Theme of Incense. Grav. Wind Records (TCD-2031), 1992. Música de inspiração budista.
  • Tranquillity. Grav. Wind Records (TCD- 3135), 1994. Ótimo trabalho para harmonização energética.
  •  
  • Fontes:
http://www.revistasextosentido.net/news/midia-e-espiritualidade-ultrapassando-fronteiras-e-levando-a-mensagem-a-todos/

http://www.ippb.org.br/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=85&Itemid=114

Nenhum comentário:

Postar um comentário